Buscar
  • João M.M.F. Silva

3 princípios que todo líder precisa praticar

Liderança tem se tornado uma tarefa cada vez mais importante no mundo dos negócios e fora dele. Influenciar pessoas tem um papel crescente em uma economia digital e na gestão de pequenos negócios. Todavia, nem todos os líderes entendem o que é preciso para ser um bom líder. Uns acreditam que liderança é um dom que se adquire ao nascer, enquanto outros, mesmo acreditando que isso pode ser desenvolvido, não sabem como desenvolver essa habilidade. Para desvendar essa incógnita, vamos discutir a respeito de três princípios que todo líder precisa praticar para ser um líder de alto padrão. Esses princípios, se praticados podem alavancar os resultados de uma liderança consideravelmente. Pois grandes líderes na história praticavam esses fundamentos.


O primeiro princípio essencial para uma liderança eficaz é o exemplo. Liderar pelo exemplo é fundamental e determinante para diferenciar entre as pessoas sinceras e os hipócritas. Já deve ter ouvido o dito: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.” Em liderança isso não funciona muito bem. Pois as pessoas tendem a fazer aquilo que seus líderes fazem. Nesse caso a expressão: “ensine o menino NO caminho em que deve andar” funciona muito melhor. Pois a conjunção “no” pressupõe que os líderes, nesse caso os pais, sejam exemplo para seus liderados. É por isso que muitas vezes o pai ou a mãe incentivam os filhos a estudarem, mas seu incentivo não surte efeito, pois eles mesmos, os pais, em alguns casos, não deram o devido valor ao estudo formal. Então como esperar que os filhos dêem o devido valor? Acredita que Martin Luther King teria tido o sucesso que teve como líder, se não tivesse sido exemplo para seus seguidores?

O segundo fundamento para ser um líder de alto padrão é a comunicação. Parece óbvio, mas muitos chefes se esquecem da necessidade de se comunicar bem e muitas vezes não entendem o significado disso. Comunicar-se bem, nesse contexto, não significa ser eloquente ou falar de forma fluente; aliás, significa expressar de forma clara os objetivos e a forma como se pretende alcançar esses objetivos. Em outras palavras, é não achar que algo é tão óbvio que não precise ser comunicado, pois o que é óbvio para o líder pode não ser tão óbvio para os liderados. Já teve a experiência de trabalhar com alguém e a pessoa parecer perdida durante o trabalho inteiro? Experimente, antes de começar o trabalho, explicar o que deve ser feito e como tal tarefa deve ser feita. Poderá se surpreender ao descobrir que o problema não era um colaborador distraído, mas um líder que não sabe se comunicar. Consegue se lembrar de um grande líder que não sabia se comunicar bem?

O terceiro princípio de uma liderança eficiente é a delegação. Delegar tarefas é essencial para crescer como líder. Isso não significa que delegação por si só o fará crescer, mas que sem saber delegar seu crescimento estará seriamente comprometido. Alguém que não consegue abrir mão de fazer uma tarefa e treinar outra pessoa para a tarefa está fadada a sempre fazer a mesma atividade. Se você é pintor e acredita que somente você é capaz de pintar uma parede, você será sempre a pessoa que vai pintar paredes na sua empresa. Dessa forma não terá tempo para as atividades que de fato podem te fazer crescer, tais como marketing, treinamento de funcionários, planejamento, desenvolvimento de parcerias, dentre outras funções estratégicas.

Pa

ra concluir, esses princípios não são fáceis de serem aplicados. Para ser exemplo é necessário comprometimento, para se comunicar bem é preciso humildade, e para delegar tarefas é necessário desprendimento. Todavia se aplicados podem gerar resultados muito expressivos. A decisão de ser um bom líder cabe a você.Para saber mais, acesse: www.proesperenoexterior.com

Photo: Thirdman retirada de Pexels.com


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

©2020 by Right Path Business Solutions Inc.