Buscar
  • João M.M.F. Silva

4 razoes que impedem latinos de receber a verba do Programa de Proteção Salarial (PPP loan)


O empreendedor latino é o que tem maior representatividade entre imigrantes empreendedores. A cada 10 pequenas empresas, 1 pertence a imigrantes provenientes das américas central e do sul. De 2008 a 2018, suas empresas cresceram 36% em número, enquanto aquelas cujos proprietários são americanos natos, não apresentaram crescimento significativo, de acordo com Inti Pacheco, jornalista do “The Wall Street Journal” (WSJ). O jornalista ainda afirma que em 2018, de acordo com um estudo do Small Business Administration (SBA), essas empresas faturaram U$36.5 bilhões.

Apesar disso, menos de 1/3 dos empreendedores latinos solicitaram verba do Programa de Proteção Salarial (Paycheck Protection Program - PPP). Esse grupo de empreendedores que requisitaram o incentivo representam apenas 3% da população de pequenos negócios que operam nos Estados Unidos. O que impede o povo latino de se inscrever para este tipo de programa social?

Inti Pacheco reporta que a principal razão que levou latinos a não solicitarem o empréstimo do PPP foi o desencorajamento. Devido à falta de confiança em instituições financeiras e até mesmo no governo, esses empresários não tiveram disposição de se esforçar para conseguir o empréstimo. Segundo o jornalista, eles pensaram que por serem imigrantes tudo seria mais difícil para eles. Então, pra quê perder tempo se inscrevendo nesse tipo de programa? Como resultado desse desânimo, muitos nem mesmo procuram informações mais detalhadas sobre as exigências para tomar o empréstimo.

Outro fator importante foi a falta de relacionamento entre pequenos negócios e bancos. Em muitos casos, proprietários de pequenos negócios decidem por não registrar sua empresa ou abrir uma conta corporativa em um banco, o que resulta em uma mistura entre suas finanças pessoais e empresarial. Como consequência, essas pessoas ou não se qualificam para o empréstimo (no caso dos informais), ou não se sentem à vontade de ir ao banco e pedir mais informações sobre o PPP, no caso daqueles que não possuem conta corporativa.

Outro fator determinante no número de latinos inscritos no PPP, foi a barreira da linguagem. É sabido de todos que em algumas regiões dos Estados Unidos, um imigrante brasileiro, por exemplo, consegue viver uma vida razoavelmente normal sem saber se comunicar em inglês. Isso porém, foi determinante na escolha de não se esforçar para receber o PPP loan; principalmente nos casos de proprietários de pequenos negócios que não se comunicam em inglês.

O quarto motivo que leva latinos a não solicitarem o PPP loan, foi o fato de parte dessas empresas serem empresas familiares. É importante esclarecer que não existe nenhuma restrição em relação a ser ou não uma empresa familiar no ato da solicitação. O fato é que, muitas empresas familiares não têm o registro formal de seus funcionários. O PPP, por se tratar de um empréstimo voltado principalmente ao pagamento de funcionários, solicita a documentação comprobatória do número de funcionários em período integral na folha de pagamento do requerente, de modo que empresas familiares que não possuem uma gestão profissional, acabam se tornando inelegíveis para receberem o benefício.

Receber esse tipo de incentivo do governo em tempos de crise pode determinar se uma empresa sobreviverá ou terá que encerrar suas atividades, principalmente no caso daquelas empresas cujos donos são latinos. De acordo com o jornalista, 80% dessas empresas têm uma receita bruta de menos de U$250,000. Em outras palavras, são empresas pequenas, para as quais um empréstimo que pode cobrir até 8 semanas de sua folha de pagamento e outras despesas, faria uma diferença considerável. O que fazer então? O que se pode fazer no momento, é aguardar que o congresso aprove a segunda rodada de benefícios sociais, e caso eles tenham sucesso nisso, requerer o que é direito do empresário seja natural da América Central, do Sul, do Norte, ou de algum outro lugar do mundo.

FONTE: https://www.wsj.com/podcasts/your-money-matters/immigrant-owned-businesses-feel-the-pandemic-pain/F4E30517-ACDB-4090-961B-E771559CB461

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO EM PORTUGUÊS: https://www.sba.gov/sites/default/files/2020-07/PPP%20Application%20for%20translation_pt_br.pdf

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO EM INGLÊS:

https://www.sba.gov/sites/default/files/2020-07/PPP-Borrower-Application-Form-508.pdf

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

©2020 by Right Path Business Solutions Inc.