Buscar
  • João M.M.F. Silva

Como sua empresa se comunica?

Alguma vez já tentou se comunicar, mas não foi entendido(a)? O processo de comunicação só pode ser considerado bem-sucedido quando o receptor (que pode ser o ouvinte, leitor, telespectador, ou potencial cliente) entende a mensagem de forma suficientemente clara. Em se tratando de negócios, empresas têm um objetivo claro quando se comunicam com um potencial cliente; de forma simplória, elas buscam vender seu produto ou seu serviço. Nessa ocasião, vamos explorar a estratégia de comunicação trazida por Simom Sinek no seu TED Talk “Como grandes líderes inspiram ação”.


De acordo com o palestrante, a maioria das empresas comunicam apenas “o que” fazem e o “como” fazem, esquecendo-se de dizer o “porquê” de fazerem o que fazem. Enquanto vivia em Nova Serrana/MG, conhecida como a cidade do calçado, via vários anúncios de tênis, sandálias, e botas com apenas imagens dos produtos. Ora, que emoção uma imagem de um calçado de uma marca desconhecida pode trazer para alguém? Em comerciais de grandes marcas de calçados é vendido um estilo de vida, e não apenas um produto para proteger os pés.

Um exemplo de boa comunicação, ocorreu esse mês, no dia 13 de Outubro de 2020. A Apple fez mais um de seus eventos anuais para anunciar o lançamento do Iphone 12 (principal produto). Nos primeiros três minutos do vídeo o CEO da empresa, Tim Cook, disse o seguinte: “esse ano nossa casa se tornou ainda mais importante para a nossa vida diária. Então é crucial que a tecnologia que escolhemos para nossa casa, entregue uma experiência verdadeiramente prazerosa.” Repare que o foco dele nessas frases é no “porquê” a empresa faz o que faz; e não em “que” a empresa vai oferecer. Antes de anunciar o novo HomePod Mini, ele ainda explica que a empresa foca em três atributos (o como) ao desenvolver produtos para casa: usabilidade, conectividade e segurança. O CEO da Apple inicia seu discurso com o motivo e conclui com o produto. Analisando a figura 1, ele começa de dentro para fora.

Para entendermos melhor a razão de inserirmos emoção em nossa comunicação (o porquê), podemos analisar o cérebro humano. De acordo com Sinek, nosso cérebro é dividido de modo semelhante à figura apresentada. O neocórtex se assemelha à parte exterior do círculo (o quê). Ele é responsável pela linguagem, pela razão e a lógica. Por outro lado, o sistema límbico se compara às partes internas do círculo (o como e o porquê). Ele é responsável pelos sentimentos, inclusive o de confiança, e pela tomada de decisão. Repare que a parte emocional do cérebro é responsável pela tomada de decisão. Então, por que não considerar a emoção no momento de se comunicar com o seu público?

Para concluir, em algumas decisões de compra (compra comparada), recorremos à razão, por isso é importante que em sua comunicação você apresente motivos racionais para alguém comprar seu produto, todavia sua empresa vai ser lembrada pelo seu cliente de acordo com a emoção que a sua comunicação conseguir transmitir para ele(a).


Fonte: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=en

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo